Forum Escalada e Bouldering
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nós usados em Escalada

Ir para baixo

Nós usados em Escalada Empty Nós usados em Escalada

Mensagem por Telmo Qua Set 07, 2011 6:42 pm

Boas pessoal, aqui ficam alguns nós que se usam em escalda existe muitos mais, eu apenas pus aqui aqueles que considerei mais importantes, sintam-se livres de adicionar outros e corrigir algo que esteja mal traduzida ou explicada.

Esta informação foi tirada do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que aconselho na mesma a visitar vivamente é muito bom.


Nó d' 8 para unir 2 cordas



Usos: o nó d' 8, fornece uma maneira segura e simples para unir duas cordas. É razoavelmente fácil de lembrar, apertar e verificar.

Segurança: (!) Para cargas críticas, por exemplo, não deve ser usado com cordas que diferem muito em tamanho e para a segurança as pontas devem ser longas. Finalmente, para uma melhor segurança, cada extremidade deve ser amarrada com um nó duplo de Stop em torno da corda - veja a ilustração em baixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Prós e Contras: A vantagem do nó d' 8 para unir 2 cordas é que, mesmo após considerável pressão continua a ser relativamente fácil de desfazer.

Inspecção: Certifique-se que há duas pontas uma para cada lado do nó. Dando o nó como descrito acima. Então, puxe-o e observe que ele aperta ordenadamente e de forma simétrica.


Nó d' 8 tradicional



Usos: O nó d' 8
tradicional permite que o simples e confiável laço do no d'8 possa ser usado num mosquetão, no arnês ou num anel. È fácil de relembrar, apertar e verificar, pois quando completo forma a figura de um 8.

Segurança: Para a fotografia, este nó é mostrado acima com uma cauda curta. Por razões de segurança o final deve ser mais longo e, para suporte de carga, o fim deve ser fixada com um nó Stop (ver foto).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Inspecção: Certifique-se que há duas cordas lado a lado em cada parte do nó. Dando o nó como descrito acima. Então, puxe-o e observe que ele aperta ordenadamente e de forma simétrica.


Duplo nó d'8 ("orelhas de coelho")





Estrutura:
O Duplo nó d'8 é baseado no simples nó d' 8 (à esquerda). Nas imagens os dois laços foram feitos pequenos, mas na prática, eles são geralmente muito maiores.

Usos: Os dois laços podem ser usados como um assento improvisado. Também é útil para equilibrar a carga em duas âncoras. Numa técnica de top-roping, os laços são feitos de forma desigual. O maior é passado em torno de ambos os pontos de ancoragem. O centro deste laço é então fixada com um
mosquetão para o pequeno laço. Durante o rapel, isto garante uma distribuição mais uniforme da carga entre os dois pontos de ancoragem.

Estabilidade: Em comparação com alguns dos outros nós de laços duplos, por exemplo, o Bowline francês, a figura de laço Duplo 8 é estável. É improvável que os laços deslizem causando que um dos laços fique maior, em detrimento do outro laço.

Duplo Nó Stop


Usos: O nó de stop é baseado no Nó simples mas com uma volta adicional. Ele cria um nó de paragem maior que dá mais confiança, e usado tambem para reforço de outros nos, ou apenas segurar pontas soltas a corda principal.


Nó de pescador duplo


Estrutura: O nó de pescador duplo, consiste de dois nós simples com 2 voltas em torno da corda contraria. No entanto, porque ele é criado em torno da outra linha, esta estrutura pode não ser óbvia.

O nó triplo de pescador difere apenas no numero de voltas que se da em volta da outra corda, e por ai adiante.

Segurança: Para cargas é melhor o uso de cordas modernas de alto módulo, como Spectra, Dyneema ou Kevlar / Technora, use um nó triplo de Pescador (em baixo). Em cada nó Stop a corda é passada em torno de uma terceira vez antes de ser enfiada de volta através dos laços. O triplo, ou até mesmo quadruplo, também é usado por pescadores para unir dois comprimentos de linha de pesca.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uso: O nó de Pescador Duplo é a maneira de formar um laço Prusik e é uma maneira excelente e confiável de unir duas cordas de escalada. Ele pode ser usado para rapel de corda.

Inspecção:O nó Pescador Duplo não é complicado. No entanto, pode ser mal executado e falhar. Se o fizeres e a tua vida depender disso, inspecciona-o cuidadosamente. Se outra pessoa o fizer, inspecciona-o com muito cuidado.

Comparações: O nó Pescador Duplo é um nó, confiável compacto, ideal para usar ao recuperar uma corda de rapel, mas um pouco mais difícil de desfazer do que o nó d'8 para unir 2 cordas.

Ambos os nós têm sido extensivamente revistos e testados por Thomas Moyer, que é um dos escritores que se aplica o termo EDK tanto para o nó stop como todas as versões do nó d'8. Ele fornece referências úteis para as contas detalhadas de acidentes com os dois nós.


Alpine Laço borboleta (Laço de Lineman)


Características: A Alpine laço borboleta foi descrito por Ashley como o laço de Lineman. Ele fornece um cabo de segurança, no meio de uma corda.
Podem ser aplicadas cargas com segurança: a partir do laço para cada extremidade da corda; entre as duas extremidades com o laço pendurado livre, ou no laço com a distribuição do peso da carga sendo feito nas duas extremidades.

Usos: É útil sempre que é preciso um cabo de segurança no meio de uma corda. Um bom exemplo é quando montanhistas partilham uma corda para se unirem uns aos outros como forma de segurança.

Vantagens: é mais estável do que qualquer Bowline ou o laço 8 - ambos os quais podem deslocar-se. Mesmo depois de uma carga pesada, o laço borboleta Alpine permanece razoavelmente fácil de desfazer. Além disso, ensina a técnica para dar o nó dobra da borboleta Alpine. Esta familiaridade é uma das
razões que preferimos o nó dobra da borboleta Alpine sobre outros similares, tais como o Zeppelin, o de Hunter, e a Ashley.

[center]
Telmo
Telmo
Admin

Mensagens : 82
Idade : 39

http://escalada.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos